Como todos os outros países, também os países do GCC/CCG, foram fortemente afectados pela pandemia. Para combater os efeitos negativos para a economia causados pelo COVID-19, os países do Golfo implementaram medidas de emergência para ajudarem as suas economias. O governo da Arábia Saudita anunciou um pacote de estimulo da economia de 31.9 mil milhões de $US para reduzir o impacto económico da pandemia. Bahrain anunciou igualmente, no dia 17 de Março, um pacote de estímulo da economia no valor de 11.4 mil milhões de $US, válido por um período de três meses, que inclui o pagamento de salários no sector privado, o pagamento das facturas de água e electricidade para particulares e empresas, e a isenção de todos os particulares e empresas de todos os impostos municipais. Além disso, o banco central da EAU anunciou no dia cinco de Abril medidas para assegurar a liquidez do sistema bancário face ao COVID-19, esse pacote de medidas no valor de 27 mil milhões de $US foi posteriormente aumentado para 70 mil milhões de $US.
0 Comments
No dia 05 de Julho, a Arábia Saudita anunciou um gigantesco pacote de investimento para a transformação de Riade nos próximos dez anos num centro económico, cultural e social. O valor do pacote atinge 800 mil milhões $US.
Como indicado no artigo Quatro meses de COVID-19 e os países do GCC/CCG, de 07 de Julho, a recuperação vai ser longa e dolorosa, sendo que os países membros do GCC/CCG, se vêm confrontados com um decréscimo brutal da demanda para petróleo, uma consequente baixa do preço do crude e um aumento das despesas para fazer face às consequências da epidemia, em conjunto com uma redução substancial da economia. No fundo um "triple Whammy", um impacto triplo, que vai afectar todos os sectores da economia.
Wikipedia - Domínio público - Original uploader: Stevertigo at en.wikipedia. https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2359673 Depois de Donald Trump usar o termo "Golfo Árabe" ("Arab Gulf"), em lugar de "Golfo Pérsico" ("Persian Gulf"), várias pessoas me têm perguntado se essa área mudou de nome e qual é o nome que se deve usar.
Entrando no quinto mês de pandemia, os seus efeitos para a economia no Médio Oriente, são cada vez mais evidentes. De acordo com o FMI, os países do GCC/CCG, vão ver a sua economia contrair 7.6% este ano. Essa revisão em baixa, é uma correcção à última revisão do FMI em Abril, bem mais optimista, situando-se nos 3.5% de decréscimo do PIB.
Os vários países que constituem os GCC/CCG (Conselho de Cooperação do Golfo), foram afectados fortemente, mas em graus diferentes, pelo COVID-19. Focando a maior economia árabe, o FMI prevê uma queda do PIB de 6.8%, outra revisão em baixa de 2.8 pontos percentuais. |
Este Blog, mostra o seu conteúdo, em ordem cronológica reversa (post mais recente, em primeiro lugar)
Por favor, confira os Termos e Condições de Utilização deste Blog.
AutorQuarenta anos de profissão, centenas de projectos e equipamentos, gestão técnica e empresarial, doze anos de Médio Oriente e uma vasta rede de contactos, tudo para partilhar e ao seu serviço. Histórico
December 2020
Categorias
All
Active Search Results, independent Internet Search Engine
|