Mais um artigo da série de artigos sobre o comportamento social no mundo dos negócios. Hoje vamos abordar a questão do tempo e calendário. Mesmo com toda a abertura ao mundo ocidental, incluindo à cultura ocidental, a cultura árabe continua a ser guiada pelas tradições, costumes e pela religiosidade da sociedade. Como já mencionado aqui várias vezes, esse facto tem igualmente grande influência no negócio. Assim, há que ter igualmente em conta, que em países árabes, as horas parecem ser diferente das nossas, como existem diferenças significativas no calendário e dias de trabalho entre as duas regiões. Essas diferenças podem afectar a nossa agenda de forma significativa se não forem consideradas de antemão. Fins de Semana e Trabalho De acordo com a religião Islâmica, a sexta-feira é o dia de descanso, correspondente ao nosso domingo. À sexta-feira é também o dia do famoso “sermão de sexta-feira”, onde todos congregam por volta do meio dia na sua mesquita local. O fim de semana, estende-se muitas vezes até ao Sábado, particularmente para os quadros da empresa. Esta diferença em “timing” é pequena, mas pode ter grande influência na sua condução de negociações. Imagine a sua reunião é no domingo às dez e durante a reunião necessita de informações suplementares da sua empresa em Portugal ou Brasil, mas não tem ninguém na empresa para o apoiar... Portanto, estas pequenas diferenças podem assumir uma importância surpreendente e convém estar preparado Image by Sidhik Keerantakath from Pixabay Países do Médio Oriente, onde a Sexta/Sábado são dias de descanso e o Domingo um dia de trabalho:
O Calendário Islâmico Todos os países árabes, usam o calendário gregoriano, à excepção da Arábia Saudita, onde o calendário Islâmico é usado paralelamente. Não obstante, o calendário Islâmico assume uma grande importância no dia a dia árabe e, por conseguinte, nos negócios. O calendário islâmico é um calendário lunar, o que significa que muitas das datas para feriados religiosos não são fixas, recuando todos os anos onze dias, isso torna o planeamento de visitas e reuniões, por vezes, difícil, já para não falar no planeamento de projectos.
Também, não confie nos dias de feriado, pois há uma tendência generalizada para prolongar os feriados com pontes. Já me aconteceu Eid Al-Fitr começar numa segunda feira e acabar numa quarta, sendo o domingo anterior ao inicio dos dias de feriado, e a quinta-feira após os três dias de feriados, simplesmente dias de ponte. Tendo em conta que sexta feira e sábado é dia de descanso, os três dias de feriado transformaram-se em 8 dias(!). Lembre-se igualmente, que não vai ser possível obter qualquer documento oficial durante esses dias. Feriados Cristãos Apesar do Médio Oriente ser predominantemente Islâmico, existem minorias cristãs significativas em vários países árabes, pelo que feriados cristãos, podem igualmente afectar a sua agenda. Já agora, o povo árabe é, ao contrario da impressão que muitos ocidentais possam ter, muito tolerante, quando se trata de outras religiões, particularmente a cristã, pelo que ninguém espera da sua parte, que vá a uma reunião de negócios na época de Natal ou na Pascoa. Para além disso, prepara-se para receber votos sinceros dos seus parceiros árabes dum feliz Natal ou Páscoa para si e a sua família. De igual modo, o desejo de um feliz Natal é, em geral, bem visto pelo seu parceiro árabe, particularmente quando já existe uma relação pessoal. Pontualidade Apesar da pontualidade ser vista nos países árabes de forma diferente, é recomendado que, como hóspede, seja pontual para uma reunião de negócios (também um pouco porque esperam isso de um ocidental). No entanto, não se admire se o seu anfitrião, aparecer atrasado, por vezes, sem sequer avisar. Esses atrasos não são um sinal de falta de educação e até insultuosos, esses atrasos são frutos de uma atitude mais relaxada em relação à pontualidade. Sendo assim, relaxe e aproveite o tempo bebendo um maravilhoso café ou chá, acompanhado por tâmaras deliciosas. No fim, algumas dicas para tirar o melhor proveito do seu tempo:
A continuar... ©2020 CSINCONSULT Todos os direitos reservados. Se estiver interessando nos artigos anteriores sobre este tema interessante e importante, confira, por favor, os seguintes artigos:
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Este Blog, mostra o seu conteúdo, em ordem cronológica reversa (post mais recente, em primeiro lugar)
Por favor, confira os Termos e Condições de Utilização deste Blog.
AutorQuarenta anos de profissão, centenas de projectos e equipamentos, gestão técnica e empresarial, doze anos de Médio Oriente e uma vasta rede de contactos, tudo para partilhar e ao seu serviço. Histórico
December 2020
Categorias
All
Active Search Results, independent Internet Search Engine
|