Uma das questões que mais me é colocada por clientes femininas, é a questão sobre o comportamento esperado para uma mulher ocidental que se desloca ao Médio Oriente para negociações. Entre essas questões há uma que é colocada muitas vezes: "como mulher ocidental, devo cobrir a cabeça quando visito países do Médio Oriente?" A resposta é clara: sim, e não! Por um lado, no Kuwait, Bahrain, Qatar, Emirados Árabes e Oman, não é necessário, por outro lado, na Arábia Saudita uma mulher deve cobrir a cabeça sim. Na Arábia Saudita, apesar de não ser ilegal para as estrangeiras andar sem lenço na cabeça, o chamado "hijab", uma mulher, mesmo que ocidental, não só deve usar um lenço, mas também uma "abaia" por cima das suas roupas quando sair à rua. Como dito, não é legalmente requerido, sendo que esse requisito deixou de existir recentemente para mulheres estrangeiras, mas aconselho vivamente às senhoras, quando visitam a Arábia Saudita, a seguir uma forma mais tradicional de se vestir para evitar problemas. Ficando pela Arábia Saudita, uma senhora, para além de ter que dar a sua atenção à maneira de vestir, encontra outras questões que requerem igualmente a sua atenção.
Image by Ebrahim Amiri from Pixabay Os restante países do Médio Oriente, tendem a ser bem mais liberais e mulheres a trabalharem no mais variados empregos, é algo normal, pelo que é bem menos problemático para qualquer mulher ocidental. No entanto, há que ter em conta que pode haver grandes diferenças entre os grandes centros urbanos desses países e lugares mais remotos, onde tendem a ser mais conservadores. Se for alguma vez convidada para um lugar mais remoto ou para uma tenda de "beduínos" é melhor uma mulher vestir-se de forma mais conservadora com um lenço cobrindo a cabeça e o pescoço e não deixar à mostra qualquer cabelo. No entanto, um dos aspectos mais importantes no mundo dos negócios, e não só, é como se é visto pelo outro lado oposto. Isso é outra questão que senhoras muitas vezes me colocam, perguntando se os homens nos países árabes respeitam uma profissional feminina. Sendo a sociedade árabe, e particularmente a sociedade saudita, uma sociedade masculina, essa questão é compreensível, afinal, ninguém quer negociar com alguém que não a respeita como profissional. No entanto, a questão é bem mais complexa. Sendo a sociedade árabe uma sociedade conservadora, com uma visão tradicional dos papeis a serem desempenhados por cada um dos géneros, isso faz com que abunde aquele espírito masculino como protector das mulheres, isso faz com que uma senhora seja tratada pelos seus anfitriões masculinos de forma delicadíssima, pelo que ela nunca irá ser tratada com desrespeito ou desdém, aliás, nem um não directo ela vai ouvir dos parceiros. Mesmo assim, isso não quer dizer que ela seja levada a sério como profissional, mas a sociedade árabe fundamenta-se, na área do negócio e na vida, noutros valores, para além da masculinidade. Um árabe, respeita profundamente idade e experiência, respeita igualmente hierarquias tradicionais e respeita inquestionável profissionalismo. São esses os valores que granjeiam a uma uma mulher respeito profissional pelos seus pares masculinos. Uma mulher com a autoridade que competência confere, vai ser levada a sério pelos seus pares masculinos árabes. Se ela poder aliar a isso a idade (ser mãe ou, melhor, avó, é uma vantagem) e a hierarquia (ser a dona da sua empresa, por exemplo), vai ver como ela é levada a sério e tratada com grande respeito. Sim, uma mulher nos países árabes, tem, para ter sucesso no negócio, que ter o seu pai por detrás dela, ou então tem que ser bem melhor que os seus colegas masculinos. Isso é um facto, no entanto, não é muito diferente dos tempos, não muito remotos, no mundo ocidental. A continuar... ©2020 CSINCONSULT - Todos os direitos reservados Se estiver interessando nos artigos anteriores sobre este tema interessante e importante, confira, por favor, os seguintes artigos:
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Este Blog, mostra o seu conteúdo, em ordem cronológica reversa (post mais recente, em primeiro lugar)
Por favor, confira os Termos e Condições de Utilização deste Blog.
AutorQuarenta anos de profissão, centenas de projectos e equipamentos, gestão técnica e empresarial, doze anos de Médio Oriente e uma vasta rede de contactos, tudo para partilhar e ao seu serviço. Histórico
December 2020
Categorias
All
Active Search Results, independent Internet Search Engine
|