CSINCONSULT - Negócio Médio Oriente, Consultoria Industrial, Engenharia & Design e Melhoria Contínua.
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • PROJECTOS
  • CONTACTO
  • NEGÓCIO DAS ARÁBIAS

Negócio  das Arábias

​Blog sobre a Economia,  Negócios, Industria e Comércio no Médio Oriente

Como decorre uma reunião de negócios no Médio Oriente?

7/1/2020

0 Comentários

 
Depois de seis artigos sobre as particularidades do mundo de negócios árabe e como se comportar antes e depois de reuniões. Hoje vamos falar um pouco sobre o que esperar durante uma reunião com parceiros árabes.

Mas não se esqueça:

A sociedade árabe, é uma sociedade tradicional, onde hierarquias e idade contam, onde o patrão é que tem a última palavra. Ou seja, é ele que decide, independentemente do que os seus colaboradores lhe prometeram, é o patrão que decide se e quando vai haver uma reunião. Por isso é importante tentar obter a participação do patrão ou da pessoa que está mais alto na hierarquia, quando isso não é possível tente adiar, até que o patrão, ou o director geral, possa estar presente. De qualquer forma, adiamentos da reunião, por ventura, vários, vão provavelmente acontecer, particularmente quando se trata da primeira reunião. Tenha paciência e aguarde.
​Agora sim, agora vamos pressupor que estabeleceu contacto, que informou o seu parceiro de negócios sobre os seus produtos e/ou serviços, teve contactos preliminares, recebeu um convite formal para uma reunião, e preparou-se intensamente para essa reunião. É o dia da reunião, chegou às instalações dos seus anfitriões, foi recebido, e agora está sentado numa sala de reuniões, esperando com um sentimento de expectativa, pelo seu anfitrião ou anfitriões. Sendo que em muito casos, o seu interlocutor irá ser um executivo ocidental, vamos igualmente pressupor que vai ser recebido pelo responsável árabe da empresa.
Imagem
Sendo assim, o que deve esperar?
  • Primeiro vai haver “small talk” e café. Esse “small talk” é, na maioria dos casos, bem longo.
  • As conversas “úteis” só irão iniciar depois de beber as bebidas servidas depois das apresentações, normalmente chá ou café.
  • Na maioria dos casos, o responsável, particularmente o director geral ou o dono/a da empresa, irá juntar-se à reunião, muitas vezes depois do início da da parte mais objectiva da reunião.
  • A chegada do responsável vai mais uma vez levar a apresentações, e muita “conversa”
  • Esteja preparado para outra constante de qualquer reunião de negócios no Médio Oriente: as constantes interrupções.

    O seu anfitrião poderá interromper a qualquer momento, a reunião para tratar de qualquer assunto que surja. Essas interrupções incluem também o atendimento do telemóvel para conversas extensas. Já me aconteceu eu esperar vinte minutos para uma conversa acabar. Sim, também existe a situação onde as pessoas desligam o telemóvel, mas a verdade é que mais vezes do que não, os seus anfitriões árabes, não acharão nada de especial atenderem uma chamada da secretária ou do contabilista, por exemplo. Porém, pode também acontecer que se trata de uma chamada pessoal. Igualmente, nem sempre pode esperar que a pessoa vai deixar a sala para atender a chamada.

  • Outra fonte de interrupções, é a entrada e saída de pessoas na sala de reunião. Essas interrupções normalmente nada têm a haver com a questão que está a ser discutida e destinam-se a passar ao seu anfitrião uma informação importante, tirar uma dúvida ou então obter uma assinatura sob um documento.

    Isso faz parte do espírito aberto e sentido de familia árabe, e não significa qualquer desrespeito, pelo que o meu conselhor é o seguinte:

    Não se deixe afectar pelas interrupções, permaneça calmo, adopte uma postura passiva, não participe ou comente as conversas à margem da reunião. Seja paciente, Não se mostre incomodado, nem faça qualquer comentário azedo ou sarcástico, e aguarde pelo seu anfitrião reiniciar a reunião. Como mencionado, não há intenção qualquer de ofender, por isso...relaxe!
Imagem
  • Existem outras interrupções ainda, como, por exemplo, para atender a uma “autoridade superior, questões familiares urgentes ou então as importantes orações. Essas orações demoram à volta de dez a vinte minutos. Normalmente eles, pedem desculpa por se ter que ausentar para a oração, expresse que o seu àvontade e adopte uma postura natural. Se não for muçulmano, ninguém espera que participe ou que comente. Após a oração, as pessoas regressam de forma natural e resumem a reunião
  • Estes são as cinco orações, com as horas do dia aproximadas:

    - Fajr - antes do pôr do sol, entre as 3:15 e 4:30
    - Dhuhr - entre as 11:45 e 12:30
    - Asr - entre as 15:30 e 16 horas
    - Maghrib - entre as 18:30 e 19:30
    - Isha – entre as 20:15 e 20:45

    As horas do dia aqui indicadas, são uma mera aproximação, já que as horas para a oração, diferem consideravelmente, dependendo da altura do ano e do local. No entanto, são uma boa indicação para o visitante do Médio Oriente. Estas horas do dia, devem também ser levadas em consideração quando se telefona ou se marca uma reunião.
  • Sendo muitas as oportunidades para atrasos por parte dos seus anfitriões, isso não quer dizer que deva fazer o mesmo, árabes tendem a ter a expectativa que nós ocidentais, somos muito eficientes, pontuais e correctos. Corresponda às expectativas!
  •  Igualmente, seja pontual, pois o seu anfitrião, podendo ele até chegar atrasado, espera que o ocidental seja pontual.
  • Não discuta religião!
  • Não discuta política, nem interna, nem externa. Jamais critique políticos locais e ainda menos um membro da família real.
No fim, uma conselho. Não se esqueça que os árabes colocam grande ênfase nas palavras e na conversa, tanto, que se torna quase como um substituto para acção. Esteja preparado para longas conversas, para promessas, para uma aceitação tácita das suas posições, e para muito mais. Porém, não se esqueça, nada é decidido na primeira reunião e muito menos sem negociar, pelo que deve ver isso tal como atrasos, interrupções e outras particularidades, como parte da dinâmica das reuniões de negócio no Médio Oriente.

Não se deixe distrair por essa dinâmica, seja flexível, mas mantenha a sua linha e os seus objectivos.

A continuar...
©2020 CSINCONSULT Todos os direitos reservados.

Se estiver interessando nos artigos anteriores sobre este tema interessante e importante, confira, por favor, os seguintes artigos:
  • Reuniões, negócios e "patrocínios"  - 21.06.2020
  • Está na Hora! - 18.06.2020
  • Leve tempo consigo, muito tempo... - 16.06.2020
  • Nomes são importantes! - 14.06.2020
  • Como se cumprimentar numa reunião de negócios no Médio Oriente? - 10.06.2020
  • Os aspectos sociais de conduzir negócios no Médio Oriente - 06.06.2020
Ou clique em Como Se Comportar No MO, no lado direito, no menu Categorias para ler a série de artigos completa.
Próximo
ANTERIOR
Voltar
0 Comentários
First Last

Seu comentário será publicado após ser aprovado.


Enviar uma resposta.

    Imagem
    Blog Search: The Source for Blogs
    Este Blog, mostra o seu conteúdo, em ordem cronológica reversa (post mais recente, em primeiro lugar)
    Por favor, confira os Termos e Condições de Utilização deste Blog.
    ©2020 CSINCONSULT
    ​
    Todos os direitos reservados.

    Autor

    Quarenta anos de profissão, centenas de projectos e equipamentos, gestão técnica e empresarial, doze anos de Médio Oriente e uma vasta rede de contactos, tudo para partilhar e ao seu serviço.

    O autor deste blog, escreve segundo a antiga ortografia.

    Histórico

    Dezembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020

    Categorias

    Todos
    Análise De Mercado
    Como Se Comportar No MO
    COVID 19
    COVID-19
    Criar Uma Empresa No MO
    Cultura
    Normas E Regulamentos
    Noticias
    Requisitos Comerciais
    Requisitos Para Exportação

    Imagem
    Active Search Results, independent Internet Search Engine

    Feed RSS

​©2020 - Todos os Direitos Reservados - CSINCONSULT
TERMOS E CONDIÇÕES - IMPRESSUM - POLITICA DE COOKIES - POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Proudly powered by Weebly
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • PROJECTOS
  • CONTACTO
  • NEGÓCIO DAS ARÁBIAS